Ovelhas


Em minha leiguice e escassez de conhecimento aprofundado, explanarei a questão da estética em tempos contemporâneos.
O conceito de beleza jamais fora tão estuprado e distorcido como vem sendo após o uso da mídia para fins de controle, alienação e indução da população. Sendo o conceito humano e proveniente da evolução biológica, há um padrão de beleza que todos compartilhamos. Você sabe o que te é naturalmente belo? Nem eu. Há pessoas que preferem cabelos pretos e pele branca, há pessoas que preferem pele negra e cabelos claros, há pessoas que apreciam verem numa relação homossexual duas mulheres defecando em um copo e há pessoas que gostam de pagode.
Penso em que o “belo” possa ter sido útil no processo evolutivo do ser humano. Talvez em decorrência a ausência de contato com certos predadores, pela estética que lhe abalava.
Retomando o foco na questão da mídia, é importante ressaltar que a mesma não induz apenas em nossos conceitos do que é belo. Uma das maiores façanhas da mídia é o poder de criar necessidades totalmente superficiais e ilusórias nas pessoas, de forma a cumprir com perfeição o principal propósito com que a mesma fora criada: Induzir ao consumo.
É comum me julgarem inferior por não ter um aparelho celular do último modelo ou um tênis de moda. E em resposta a essa pressão, imposta pela própria sociedade alienada, muitos se encontram ainda mais eufóricos e desesperados para terem o quão antes determinado produto, por status. Devo confessar que eu me veria na mesma situação, se não compreendesse estes valores ridículos com os quais nossa sociedade trabalha. Enquanto julgam-me pelo velho par de sapatos, lamento o fato de estarem sendo feitos de trouxas, escravos do consumo, e pior de tudo: Escravos que pensam serem livres!

"A mídia não é apenas a mensagem. A mídia é uma massagem. Estamos constantemente sendo acariciados, manipulados, ajustados, realinhados, e manobrados." Joey Skaggs

Nenhum comentário:

Postar um comentário